As aventuras de Diana e Luca no Rio de Janeiro

segunda-feira, 23 de junho de 2008

Belém do Pará

Eu brinquei com uma amiga de Fortaleza que devo ter coração de vira-lata. Me apaixono pelos lugares por onde passo com uma facilidade...! É claro que só mudaria do Rio se fosse para Nova York (e vice-versa), mas começo a desejar que minhas férias do ano que vem sejam no Pará. Pode até parecer exótico, mas passei cinco belos dias em Belém na semana passada. Fui a trabalho, mas encontrei tempo para :

- notar o trabalho de recuperação de prédios históricos em toda a capital paraense;
- visitar o maravilhoso http://www.theatrodapaz.pa.gov.br/, inspirado no Scala de Milão, construído em 1874;
- ficar zonza com a pressa e a lotação do comércio de rua no centro histórico;
- me encantar com as cores e cheiros do mercado Ver-o-Peso, em funcionamento desde 1901;
- notar que o http://www.estacaodasdocas.com.br/ merece ser copiado por outras capitais, inclusive o Rio;
- comer uma casquinha de caranguejo com jambu na varanda do Boteco das Onze Janelas, para depois sentir a boca anestesiada pela folhinha verde tão inocente;
- descobrir por acaso o bar moderninho freqüentado por artistas e jornalistas: a Taberna São Jorge serve um mexidão em cuia de marmita, hum...;
- passear de barco pelo rio, ouvir a doçura do ritmo carimbó, me emocionar com os ribeirinhos em busca de um alento em seus botes, descobrir que a areia é clara enquanto a água é escura, fotografar pés e mais pés de açaí - alimento que os paraenses consomem como se fosse arroz-com-feijão;
- ouvir uma banda de rock ao vivo no Boêmio, antes de assistir ao jogo do Brasil pelo SporTV (tchau Galvão!);
- me deslumbrar com a elegância do Mangal das Garças, restaurante no meio de um parque ecológico, onde também funciona um museu da navegação de rios (que ainda vou conhecer um dia);
- me fartar de sorvete Cairu (teperebá e tapicoca), pato/frango/camarão no tucupi; filés de filhote, ufa, acho que exagerei;
- rever e fazer novos amigos;
- agradecer por tudo na Basílica de Nazaré.

Emfim, eu já esperava que Belém seria bacana. Uma grande amiga, que trabalhou comigo em Nova York, sempre fez propaganda. Agora quem faz sou eu. Lúcio está resistente, mas quem sabe não voltaremos todos em 2009? Ainda precisamos conhecer a Ilha de Marajó, Salinas, Santarém...

Marcadores:

2 Comentários:

Anonymous Anônimo disse...

Oi Cristina,
eu ñ conheço Belém, mas tb tenho essa facilidade rapidamente me imagino nos lugares.Depois do seu relato fiquei c/ vontade de conhece Belém, meu irmão teve lá a trabalho, mas só falou q/ tem muitas mulheres ,trânsito maluco e comida diferente, esses homens...
Bjos nos pequenos, Rosa Mônica

27 de junho de 2008 às 09:15

 
Blogger Thales e Graziela disse...

Ai Cris que isso aqui me deu fome. Eu amo tudo o que é comida regional e beber e comer tendo alguém pra te carregar é tudo. Tô achando muito boa essa caravana heim, quando o André crescer vou pleitear.

bjs

28 de junho de 2008 às 17:44

 

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial

 
Free Web Counter
Website Hit Counters