As aventuras de Diana e Luca no Rio de Janeiro

quinta-feira, 2 de agosto de 2007

Crise universal

Lúcio chegou hoje de viagem. Finalmente. Passou os últimos três dias tentando voltar para casa, depois de uma semana em Dayton, Ohio. Eu amo Nova York como se fosse minha cidade, mas tenho de reconhecer que boa parte dos Estados Unidos ainda não sabe o que é civilidade. Nos últimos três dias, Lúcio e dois colegas foram vítimas do descaso, da arrogância e da incompetência em nada menos do que QUATRO aeroportos americanos.

O roteiro original na segunda-feira previa Dayton-LaGuardia/NY-Washington-SPO-Rio. O vôo que saía de La Guardia atrasou três horas. Em vez de mofar no aeroporto, a equipe aproveitou para passear por Times Square. Embarcou, mas não conseguiu fazer a conexão em Washington. Resultado? Uma noite em DC, num hotel distante de tudo, com vouchers de valores irrisórios para alimentação e transporte.

O humor suportaria um dia na capital americana, mas por pouco não azedou quando o grupo ouviu a seguinte pérola reveladora da atendente da companhia:

- Vocêm embarcam amanhã, sim, vão fazer Washington-Madri-São Paulo-Rio.

Madri? Sim! A funcionária devia achar que a Espanha fica no caminho para o Brasil. Depois da justa reclamação e de uma aula de geografia, a senhora deu outra opção:

- Washington-Chicago-São Paulo-Rio.

Ok, depois de um dia em Washington, os três colegas seguiram para Chicago na terça-feira à noite. Acreditem: o vôo atrasou - e a conexão para o Brasil foi perdida. Mais uma vez, o grupo foi vítima da deselegância típica dos aeroportos americanos. Conseguiram, depois de muita conversa e bate-boca, um hotel longe de tudo e U$ 5 para tomar um café-da-manhã, num país em que um suco de frutas passa dos U$ 4.

Finalmente os três colegas embarcaram de Chicago para São Paulo na quarta-feira à noite, exaustos. Levaram três dias para chegar em casa.

Por acaso, nesse meio-tempo, o Washington Post publicou uma matéria de primeira página contando que os Estados Unidos atravessam a pior crise aérea desde 1995, quando os atrasos e cancelamentos começaram a ser computados. Nos cinco primeiros meses de 2007, o índice foi de 26%. Alto demais para um país de primeiro mundo, não será? Em junho, vejam só, apenas 69% dos vôos chegaram no horário. Cerca de 20 mil foram cancelados. As causas mais freqüentes? Mau tempo e uma malha que não suporta mais tanto avião no ar.


Parece um papo que já ouvi por aqui. Eu sei que um erro não justifica o outro, mas a gente precisa saber que não é só o Brasil que sofre com a ganância das companhias aéreas e o desrespeito para com o passageiro. Os funcionários americanos são tão despreparados, ineficientes, quanto os nossos - que pelo menos são um pouco mais bem-educados.

Marcadores:

12 Comentários:

Anonymous Anônimo disse...

Educados?no ano passado a minha filha de 15 anos viajou sozinha para o Brazil e os funcionarios da Tam chamando ela de senhora e a tratando como ela fosse uma adulta o tempo todo deixarao ela chorando sozinha no aeroporto de Sao Paulo.
A verdade e que no Brasil aviao e coisa de rico e no USA meio de transporte!

2 de agosto de 2007 às 19:02

 
Blogger Love, Ink disse...

Que bom que agora ele chegou!
Estou indo para um casamento em Vitoria em Setembro e ja estou com medo da confusao que vou ter que enfrentar!
Beijo,
Juliana

2 de agosto de 2007 às 19:15

 
Blogger Cristiana disse...

Ju, boa sorte! O Luca, outro dia, esperou cinco horas para embarcar do Rio para BH. Teria chegado mais rapidamente se tivesse embarcado de ônibus. :-(

2 de agosto de 2007 às 19:35

 
Anonymous Anônimo disse...

Engraçado! Criança costuma ter prioridade no Brasil. Já viajei nos EU com minha filha de seis anos e meu filho de colo. Nem assim recebi qq atenção especial na hora do embarque.

2 de agosto de 2007 às 19:51

 
Anonymous Anônimo disse...

Cris, minha filha foi com um grupo da escola aqui de Chicago, pra Disney. Ficaram todas dormindo esparramadas no aeroporto da 6 da tarde até 7 horas da manha, sem direito a hotel, pois a AA, prometia o embarque sempre para a hora seguinte. Não me sinto a vontade pra reclamar do BrasiL.

Claudia

2 de agosto de 2007 às 20:11

 
Anonymous Anônimo disse...

nossa, cris. inacreditável, hein? em guarulhos ele não enfrentou problemas? também vamos para salvador em setembro e estou tensa.
beijos
Lu

2 de agosto de 2007 às 20:17

 
Anonymous Anônimo disse...

Que horror, Cris.

Uma amiga saiu do Michigan para o Rio e só chegou três dias depois tb. A diferença é que ela enfrentou essa saga com os quatro filhos e um deles teve uma crise nervosa depois de tanto estresse. Passou uma semana das férias cariocas no hospital.

O plano de saúde americano não cobriu... E aí vc imagina o prejuízo que veio depois do susto.

Eu ando totalmente sem vontade de encarar uma viagem de avião.

bjs, Diana tá linda!!

Adrimax

3 de agosto de 2007 às 03:46

 
Anonymous Anônimo disse...

indo pra buenos aires, perguntei pro funcionário da gol se aquela era a fila do check in. rindo, ele me respondeu: - hahahaha! o aeroporto tá fechado, vai atrasar pelo menos 3 horas. nem abriu o check in ainda. vai tomar um café, vai. pede um croissant, um pão de queijo, porque a demora vai longe.

idiota. agora ele sabe que é idiota, porque eu falei bem alto com o dedo na cara dele.

*

ando com tanto medo de avião que se tivesse que fazer esse voos todos que o lucio fez, pediria uma anestesia geral.

3 de agosto de 2007 às 11:38

 
Anonymous Anônimo disse...

Oi Cris, é o Thales. Bem vindo ao Lúcio, recomendo ninguém pegar Airbus até saberem exatamente o que aconteceu, pode ter algum problema no sistema aletrônico desse avião. Ele tem uma tecnlogia nova 9portanto não testada), chamado fly-by wire, ue para mim agora está sob suspeita até o encerramento das conclusões sobre o acidente aqui em SP.
O Joãozinho também anda com ciúmes do André, é normal. Fala alto e pelos cotovelos, fica pulando em cima da gente, não dá para chegar perto do André que ele passa na frente para ficar agarrando o nenê, faz tudo pra chamar a atenção. Pra melhorr o astral dele, compramos um X-Box 360, um videogame turbo que o fez se sentir de novo como um rei, mesmo sabendo que isso não substitui o carinho. A gente vai tentando. E que bunitinha a Diana, hein? pela foto parece que ela já tá engatinhando...
Bjos
Thales

3 de agosto de 2007 às 11:40

 
Anonymous Anônimo disse...

Se a crianca, ou qualquer passageiro, agora( depois de 11 de seetembro) n se comporta dentro do aviao, eles sao "convidados" a se retirar da aeronave,o que vem acontecendo com muita frequencia, e se os pais reclarem, o FBI eh chamado. Tudo em nome da seguranca nacional.
Cris, vc. escreve muito bem, leio sempre o teu blog, tenho um garoto de 2 anos, eh sempre agradavel ler sobre criancas.

Robson

3 de agosto de 2007 às 12:33

 
Anonymous Anônimo disse...

Cris,
Nem me fale da falta de educacao deles aqui. Isso me tira do sério.

Tem coisas aqui que nem adianta vc brigar, no Brasil se vc roda a baiana as vezes consegue algo, aqui só piora...

3 de agosto de 2007 às 14:32

 
Blogger Helô Righetto disse...

cris, amei esse post !!!

3 de agosto de 2007 às 20:30

 

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial

 
Free Web Counter
Website Hit Counters