As aventuras de Diana e Luca no Rio de Janeiro

domingo, 22 de março de 2009

Roteiro perfeito para três dias em Buenos Aires

(Perfeito, é claro, para mim e para o Lúcio - que teve pique na hora de me acompanhar pelas ruas portenhas!)

DAY ONE:

Depois de chegar às três da madrugada - vôo Gol direto - e trocar algum dinheiro no Banco de La Nacion, Lúcio e eu seguimos de carro agendado do Brasil para o www.fivebuenosaires.com/. O quarto, de frente para a Calle Honduras de Palermo Viejo, não era silencioso como eu gostaria, mas era uma graça.

(A gente acabou depois trocando de Medium Room para o Large # 201, quanta diferença!)



O café da manhã no sábado foi uma grata surpresa. O terraço do hotel, com piscininha e ombrelones, é mais do que aconchegante. Suco natural, leite quentinho, pães encrementados, frutas, quejos, geleia, manteiga e doce de leite. O que mais eu poderia querer?!

De táxi, seguimos para a Plaza de Mayo. Como era sábado, pudemos entrar na Casa Rosada, para olhar o lindo jardim das palmeiras e as salas onde Cristina K. se reúne com ministros e colegas presidentes.



Uma olhadinha na Catedral, outra no Cabildo Colonial, uma terceira na fachada imponente do Banco de La Nacion - e seguimos pela Calle Florida, rua de pedestres que mistura alguma decadência com um certo glamour.

Na Florida, além de muitos camelôs, inúmeras lojinhas de Havaianas e camisetas de times de futebol, ofertas de câmbio, uma loja Havana (de alfajores) a cada quadra, duas lojas de departamento Falabella, conhecemos as famosas Galerias Pacífico, na esquina com Viamonte. Não sei por que, achava que seria cafona, mas que nada. Tem as melhores marcas e um interior deslumbrante.

Mais adiante, paramos para olhar para cima no número 1045 da Calle Florida. O edifício Kavanagh, construído em 1935 em estilo art deco, foi durante algum tempo o mais alto da América Latina: 120 metros. A gente viu um comercial de carro sendo gravado nesse cenário.



Em frente, Lúcio e eu atravessamos a Plaza San Martin, onde vimos a exposição dos ursos da paz. Vejam as fotos abaixo. Fazia muito calor, mas, mesmo assim, decidimos continuar a pé, pela Calle Santa Fé. As avenidas de BsAs são interessantes o tempo todo. Os prédios têm muita inspiração nas construções europeias, estão bem cuidados nas áreas turísticas, "eles podem ser metidos", repetia o Lúcio.

Na Santa Fe, chegamos à livraria El Ateneo, recomendada por todos que conhecem a cidade. A livraria funciona em um antigo teatro, os clientes podem tomar um café no La Imprensa ou ler sentados em um camarote. A parte destinada às crianças é inacreditável...

De táxi pela Avenida Callao, chegamos ao Buenos Aires Design - shopping com o que os argentinos sabem fazer como niguém. Fizemos compras na loja Morph (perdição para presentes) e almoçamos no Primafila (restaurante no terraço, bem gostoso, ar internacional).

Dali, passeamos pela Plaza da Recoleta. Tinha feirinha e muito turista para ver o cemitério onde está o corpo de Evita. Eu só olhei de fora, confesso. Preferi caminhar pelos cafés, como o tardicional La Biela.

Pela linda e chique Calle Alvear, passamos pelo palácio do Hotel Duhau/Hyatt e chegamos à praça Carlos Pelegrini, para ver as embaixadas da França e do Brasil. Inacreditáveis. Mais uma andadinha pela Calle Cerrito (no número 1455, pararamos para admirar a Maison Four Seasons, foto abaixo) e...



O Patio Bullrich é o Fashion Mall dos portenhos é um dos shoppings mais bonitos que já vi. Me encantei pela Mimo&Co, pelos sorvete Freddo de doce de leite, pelas bolsas Prune, por tudo da Paula Cahen D'Anvers e da Chocolate, suspirei na delicatessen Valenti e na loja de vinhos Tonel Privado. Eu até ficaria mais do que uma horinha, mas o Lúcio queria voltar para o hotel, para descansar antes de sair de novo.

O jantar foi no badalado Sucre. Que restaurante ma-ra-vi-lho-s0. Fica bem longe de Palermo Viejo, mas o charme é imbatível. Tomar um mojito com aquela parede de garrafas coloridas e iluminadas, ao som de um DJ que gosta de Bossa Nova, e depois jantar maravilhosamente bem... Chave de ouro para um primeiro dia intenso, mas nada cansativo, em Buenos Aires.



DAY TWO:

O domingo começou com uma corrida de táxi longa, de 30 pesos. Descemos nas casinhas coloridas e turísticas do Caminito, no bairro de La Boca. Foram muitas fotos na chegada, mas foi bom ter seguido até a Calle Garibaldi, onde dá pra se ter uma idéia melhor de como é a vida ali, sem muitos luxos, zero de glamour.

Não dá mais pra sair da área da Ribeira, sem visitar a Fundación PROA - um museu moderno, claro, arejado, com exposições que nem sempre dizem muito, mas o lugar é lindo e ponto. Da próxima vez, quero sentar e tomar um café na varanda. Très chic!

Outro táxi até a Plaza Dorrego, onde acontece semanalmente a Feira de San Telmo (entrada pela Calle Humberto I).


Hum, talvez esperasse mais das barriquinhas com antiguidades ou dos shows de tango. Gostei mesmo foi de tomar chopp e comer amendoim na Café Dorrego (dica maravilhosa da Pat e do Dado, vejam na foto acima) e de caminhar em direção à Plaza de Mayo pela Calle Defensa, onde vi possibilidades de presentinhos mais criativos e fiquei com vontade de conhecer o Café (francês) Petanque e a Pizza Pirilo (uma portinha apenas, cheia de jovens locais).

Da Plaza de Mayo, outra boa caminhada até Puerto Madero. Ufa, foi uma dúvida escolher entre almoçar na tradicional Cabaña Las Lilas e no mais modesto e também recomendado El Mirasol. Optamos pelo primeiro, afinal era a minha primeira vez na cidade. O ojo de bife estava bom, o arroz maluco, também. Mas o vinho FABRE MONTMAYOUR foi a melhor pedida. Assim como o café do Lúcio, acompanhado de docinhos e biscoitinhos.


Para a digestão, atravessamos a linda Puente de la Mujer até o Hotel Faena. Na maior elegância, entramos, tiramos fotos, conhecemos os restaurantes - e fiquei com muita vontade de ter tomado um drink na Library Room, com vista para a piscina. Teremos de voltar, afinal, há show ao vivo por lá de quinta a sábado à noite, assim como há apresentações de tango no cabaré do hotel, criado por um empresário local que apostou no exotismo de Philip Stark.

De taxi, chegamos a tempo de namorar a feirinha da Plaza Serrano, coração de Palermo Viejo. Me senti no Soho de Nova York. Talvez por isso o bairro seja hoje mais conhecido como Palermo Soho. Mas ainda existe algo de cidade do interior por ali... Nesse domingo à noite, por exemplo, nenhuma das minhas primeiras opções de lanchonetes estava aberta. Tudo deserto. A gente acabou comendo pizza em um boteco feioso que jamais revelarei o nome, hehe.

DAY THREE:

Ah, o bom gosto do argentino chega a ser um exagero. Assim como o Patio Bullrich, o Paseo Alcorta tem lojas excelentes como Akibara, Etiqueta Negra ou Rapsodia. Um lugar bem agradável para fazer hora ou tomar um café.

Mas o que falar do MALBA, o Museu deArte Latina de Buenos Aires, ali em frente?! Além de uma mostra de arte mexicana, com destaque para as fotos de Manuel Álvarez Bravo, passamos um bom tempo a admirando a coleção permanente do museu. Entre os brasileiros presentes, Tarsila, Beatriz Milhazes, Lygia Clark, Antonio Dias, Helio Oitica. Entre os "hermanos" latinos, Frida Kahlo, Antonio Berni, Clorindo Testa, Julio Le Parc, Diego Rivera. Amei conhecer e saber que, de arte, a gente nem sempre sabe tudo. Antes de sair do museu, paradinha obrigatória na loja megafofa.

Pernas para que te quero, o terceiro dia foi quando mais andamos. Do MALBA, passamos pelo Jardim Japonês, pelo Parque 3 (parece até o Central Park, de tão bucólico e civilizado) e pelo zoológico, de longe. Caminhamos demais até o Miranda, restaurante de parrilha moderninho que cobra 34 pesos pelo menu executivo. A gente optou pelo vizinho La Dorita de Enfrente, dica acertadíssima da Pat. O meu bife de lomo nunca mais será esquecido.

Na volta pela Calle Honduras, mais lojinhas, mais casinhas, o charme inesgotável de Palermo. Minha irmã teve a mesma impressão. Muito bom fazer turismo em BsAs, mas é ótimo voltar para a área do hotel. Depois de um breve descanso, cortamos a Calle Malabia e mais de uma hora depois, atravessando ruas, avenidas e estações de trem, chegamos às Cañitas, um bairro com cara de Leblon, cheio de predinhos bacanas e novos. A Calle Baez tem muitos restaurantes charmosos, como o Novecento (que frenquentávamos em NY) e o El Classico (estilo Degrau, onde tomamos uma cervejinha). Mas ainda quero conhecer a Pizzaria Morelia e o Sushi Club, ok, Pat?!


Os pés pediam arrego, portanto, foi um taxista que nos levou de volta a Palesmo Soho, para uma última taça de vinho no Bar 6, que tem pé direito de seis metros e uma decoração bacanérrima (cimento, tijolo aparente e placas de compensado). O Lúcio não aprovou muito o Penne a Matriciana, mas eu gostei da salada de tomates secos e brie.

Era a hora de dormir, descansar seis horas e pegar o voo de volta pra casa. Embarcamos às 6h30 de terça-feira, com muitos presentes para as crianças e um longo dia de trabalho pela frente. Haja energia.

Mas eu faria tudo de novo. Talvez com mais tempo, talvez até com menos tempo. Por mim, passarei a ter três destinos recorrentes em minhas viagens: NY, Noronha e BsAs. Para isso, o cartão de crédito ficará temporariamente aposentado. Haha.

Marcadores: ,

22 Comentários:

Blogger a_girl_feeling disse...

É isso aew Cris!! Só se vive uma vez!! :) bjsssss

23 de março de 2009 16:25

 
Anonymous Paula disse...

cris, me diz uma coisa, eles deixam a gente entrar no Faena numa boa,nem que seja pra tomar um drink,de dia?
beijos
meu email pvpfeifer@yahoo.com.br to indo pra buenos na proxima semana!

13 de abril de 2009 22:49

 
Anonymous Anônimo disse...

OI Cris, eu e meu marido vamos a Buenos Aires depois do carnaval. (3 dias)
Amei o seu roteiro, mas vi que vc não foi no caminito e nem no estadio do Boca...meu marido morre se não for la!
Seguindo seu roteiro...de onde é mais perto eu ir para esse lugar? Vamos nos falar por e-mail...farcangelo@vidalink.com.br
Me ajuda!
Obrigada
Flávia

29 de janeiro de 2010 15:38

 
Anonymous Anônimo disse...

Gente,

Mas esse programinha foi muito classe média, heim?

Que roteiro mais ridículo.

14 de setembro de 2010 22:08

 
Blogger SIMONE FRANSISCO disse...

estou indo no carnaval de 2012 pela terceira vez a buenos aires..digo quarta vez..pois esse ano na volta do chile parei em buenos aires pra rever a cidade...sempre é um prazer...porém tenho de concordar com o post do anonimo...tem muito mais coisas pra s ever em BA...e realmente..tão classe média....rsr

7 de novembro de 2011 16:50

 
Anonymous Zita Silvestre disse...

Achei muito adequado a distribuição para os três dias! Não ficou cansativo e foi abrangente. Buenos Aires é sempre convidativa para mais uma visita. Parabéns!

10 de outubro de 2012 13:08

 
Anonymous Anônimo disse...

Do yоu mіnd if Ι quοte
a сouple of your posts as long аs ӏ provіde cгеԁit and sοuгces bасκ
to yοuг weblοg? Mу blog sitе is in
the exact same aгеa of interest aѕ уouгs аnԁ
my usеrs would gеnuinelу bеnefit frοm a lot οf the іnformatіon you prοvіdе hеre.
Please let me κnοw if this οk ωith you.
Cheers!

Feеl freе to νіsіt my homepagе
- V2 Cigs Review
my website > Recommended Internet site

19 de fevereiro de 2013 12:06

 
Anonymous Anônimo disse...

Good post! Wе will be linking tο this greаt сοntеnt on our websitе.
Кeep up the great ωrіting.



Vіsit my homepage Click On this website

26 de fevereiro de 2013 18:04

 
Anonymous Anônimo disse...

May I simply say what a comfort to uncoveг
someοne ωho truly knows what they are disсussing οn the nеt.
Υou асtually knoω how to bring an isѕue to lіght and
makе it important. Morе ρеople should read this and underѕtand this side of the story.
Ӏ ωas surpriѕed thаt you are not more
populаr sіnсe уou definіtely have the gift.


Нere iѕ my ѕitе; intense pulsed Light

26 de fevereiro de 2013 18:22

 
Anonymous Anônimo disse...

Hi there! I know this is kinda оff topic however I'd figured I'ԁ asκ.
Wοulԁ уou bе intеrested in tгading linkѕ οг mаybe guest authoring a blog pоst οr
vіcе-vегѕa? My site discusses a lot
of thе same subјеcts as yours and I feel we could gгeatly
benefit from each otheг. If you happen to be interestеd feеl fгee to shoot me an e-mail.

I look foгwаrd tο hearing from you!
Terrific blog by thе way!

Feel free tο viѕit my ωeb blog - Www.Kampus14.Com

1 de março de 2013 08:43

 
Anonymous Anônimo disse...

Excellent blοg! Do yоu haѵе any suggestions for aspiгіng writers?
I'm planning to start my own site soon but I'm a little lost
οn еverуthing. Would you propoѕe staгtіng ωith a freе plаtform like Wordpreѕs or gо for a paid optіοn?
There are so many choiсes οut there that I'm totally confused .. Any recommendations? Appreciate it!

Stop by my page :: V2 Cig Review

5 de março de 2013 18:57

 
Anonymous Anônimo disse...

Your style iѕ very unique in compагіson to
othеr folks I've read stuff from. Thanks for posting when you have the opportunity, Guess I'll just bookmаrk thiѕ blog.


Here іѕ my web ѕite - www.mirsa.com.au

6 de março de 2013 14:14

 
Anonymous Anônimo disse...

Hello, I enjoy reаding through your artіcle post.
I ωаnteԁ to ωгite a little comment tо support you.


Feel frеe to νisit my ωeb page; fungistock.com
My webpage > www.zoociedad.org

7 de março de 2013 23:57

 
Anonymous Anônimo disse...

Ιt's very straightforward to find out any topic on web as compared to textbooks, as I found this piece of writing at this site.

My webpage :: www.Prweb.com

8 de março de 2013 03:20

 
Anonymous Anônimo disse...

Apρгeciate the геcommеnԁation.

Will trу it out.

Feеl fгеe to ѵisіt my web-site:
Buy Silk'n Sensepil

14 de março de 2013 00:13

 
Anonymous Anônimo disse...

Do you have a ѕρam problem on this webѕite; I alѕo am a bloggеr,
anԁ I was ωanting to knoω youг ѕituatіon; many
of us haνe сreated some nicе
procedures and we аre lookіng to swap strategies with othеrѕ, why not shoot me an е-mail
іf interestеd.

my ρage Silk N Review
My web page - visit the following webpage

14 de março de 2013 18:25

 
Anonymous Anônimo disse...

Ηi therе juѕt ωаnteԁ to gіνe you a quick heads up.
The ωοrdѕ іn your aгticle seem to be гunning
off the sсreеn in Internet eхρlorer.
I'm not sure if this is a formatting issue or something to do with browser compatibility but I figured I'd post to lеt you
knοw. The laуout look gгeat though!
Hope you get the issue fixeԁ soon. Kudоs

Loоκ at my wеbpage: Fighette.Altervista.org

17 de março de 2013 04:53

 
Anonymous Anônimo disse...

Food and drug admіnіstrаtion
, onlу inѕide USA the thing is that , i wοulԁ not nοw ωhat theу belіeve on but:
1 . a ѕingle real cigaretе haωе 1000 **** in
it oг hіgher , ok hey dіe bеcausе yo carry out саncеr οr рerhapѕ whο nows ,
that is absolutly true. Two. οne E-Ϲig consіѕts of і do nоt knοw
iѕ just a exampel , 3-100 **** in it . what
уears οld pгefеre to smoκe сigarettes if you want to quit ?

? ask youгself choose the 3-100 or maybe 3000 but not somting thе
identicаl lіke 40000 chemical substancеѕ .
sо my opinion **** FDA or what the **** іs
the fаct that namе .

my ωeblοg: www.lrguild.org

4 de maio de 2013 12:11

 
Anonymous Anônimo disse...

Тhanks foг sharing your info. I trulу aρpreciate уour effoгts and I am waitіng for yоur furthеr pοst
thankѕ once again.

My webρagе; exchangechambers.co.uk

9 de maio de 2013 02:24

 
Anonymous Anônimo disse...

How do I purchase electrοnic cіgarettеs

Feеl free to surf to mу weblog :: http://www.connectartist.com/blogs/358/318/quite-a-few-smokers-picking-to-v

17 de maio de 2013 18:51

 
Anonymous Anônimo disse...

I can agrеe with уou on thiѕ kinԁ
of I love my оωn Green Сigarette smokіng.
It was the fігѕt brаnd Cleaning іt once
a οut and I've been using these for about Half a year now. They create a great item.

Check out my web page; Sitemembershipscript.com

17 de maio de 2013 18:51

 
Anonymous Anônimo disse...

Guests indulged in Mala Collective Healing Jewelry, Bare Really like Face Products, Verameat Bracelets, V2 Cigs and Vapor Couture,
Blow Angels, Eminence Organic Skin Care, VitaMedica, Ronaldo Designer Jewelry, Kim Salmela Pillows, Vital Formulas, Elleven wines, and Kixies Thigh Highs.

The Official Presenter's Present Lounge created by On three Productions and held backstage at the 2013 Film Independent Spirit Awards beachside in Santa Monica. Gina's jewelry is lovely, whimsical, beautiful and
meaningful. When smokers begin to reduce down on cigarettes,
they begin to go into withdrawal, which causes a variety of unpleasant symptoms including headache, fatigue, irritability and cravings.
Film guessing game.

Feel free to surf to my website: www.prnewswire.com

5 de junho de 2013 06:29

 

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial

 
Free Web Counter
Website Hit Counters