As aventuras de Diana e Luca no Rio de Janeiro

sexta-feira, 29 de junho de 2007

Comidinhas etc

A Grazi me pediu para contar por que eu achava a médica do André rigorosa. Eu me expressei mal. Na verdade, acho que a minha Dra Beth é que é muito relax. Na última consulta, dias antes de a Diana completar 7 meses, ela disse:

- Agora a Diana pode comer a comida da casa.
- Da casa?!

Isso mesmo. Diana come do nosso feijão (dando preferência absoluta ao caldinho), do nosso arroz (o quanto menos, na minha opinião, melhor), da nossa cenoura corada com ervinhas, da nossa carne moída, do nosso fígado acebolado, do nosso pão de 8 grãos (sem manteiga, é claro). Toda a comida é temperada ao nosso gosto, com o mínimo de azeite, do jeito que a gente gosta.

O que acaba acontecendo é a Jô preparar um legume extra para enriquecer o pratinho dela e esse legume acabar no prato do Luca também. O que é ótimo. Frutas em pedaços, tentamos e podemos variar para a nossa pequena não enjoar. Biscoitos maizena são liberados, como lanche. O que não podemos é criar o hábito do "belisquete". Nisso, a Dra Beth é clara: a criança tem de ter tempo para digerir as refeições. Como os adultos! Acho essa liberdade gastronômica muito positiva. O Luca come hoje de tudo, sem exceção: de queijo brie a camarão na moranga. (Está certo que ele não é muito fã de hambúrguer...!)

Mas não é só na comida que a Beth me surpreende para o bem. Ela acha que criança tem de ter rotina, sim, mas pode também acompanhar o ritmo dos pais. Por exemplo: se o sábado vai ser longo, com almoço em Vargem Grande, o jeito é aprontar uma sacola grande, com mudas de roupa, fraldas e comidinhas e sucos. Diana se ajeita da melhor forma que puder, afinal, ela está com os pais. Outro exemplo: eu contei à Dra Beth, meio envergonhada, que a Diana dormia às 21h/22h e acordava às 8h.

- Meio tarde, tudo, né? Ela não tem nem 7 meses!
- Cris, depende da hora que você chega do trabalho (21h30), da hora que você vai dormir (00h), da hora que você acorda (8h)! Não adianta madrugar, ficar de mau humor e não brincar com a menina.

:-)

Quando a Diana fica enjoadinha, por algum motivo, eu nem ligo para ela. A Dra Beth não se assusta com nada. A não ser com febre, que aí, sim, merece Tylenol infantil. Um comentário meu, em março, rendeu um diálogo engraçado.

- Acho que essa ansiedada, mão na boca o tempo todo, é dente, não é, Beth?
- Cris, a Diana tem 4 meses, não é dente. Ela tem é um enorme prazer com essa mão, essa boca. É absolutamente normal, saudável.
- Ah, tá.

Nada tem mistério com a minha pediatra. É tudo muito light. Não sei se isso é certo ou errado, só sei que combina comigo.

Marcadores: ,

6 Comentários:

Blogger Mic disse...

Ah, Cris, nada melhor do que alguém que acompanhe o nosso ritmo! Dá pra perceber que você é super desencanada com as crianças, o que reflete - e muito - na personalidade deles. Baby Luca que o diga! Juju também já está no "liberou geral". Com moderação, é claro, até porque tenho uma peso pesada em casa. Mas sem essa de papinha, é coisa de bebê! ahahaha

bjs

29 de junho de 2007 às 23:37

 
Blogger Monica Mello disse...

Oi Cris!

Nossa ela já come com tempero de vcs e sal tb?

Uma curiosidade, porque vc não gosta muito de dar arroz pra ela?

bjss

1 de julho de 2007 às 00:08

 
Blogger Cristiana disse...

Monica, sim, Diana come sal, como nós. Sobre arroz, faço assim: se já tem batata (baroa, doce, inglesa), não dou arroz. Fiz assim com o Luca e ele não sente falta. Hoje mesmo, tinha empadão de frango. Como já tinha massa, nada de arroz!!

1 de julho de 2007 às 14:39

 
Blogger Cristiana disse...

(Peraí...! Quem comeu empadão, foi o Luca! Diana, ainda falta!)

1 de julho de 2007 às 14:40

 
Blogger Monica Mello disse...

Cris, é legal saber disso. Como cada pediatra faz de um jeito né? E a gente fica meio neurótica seguindo as coisas, sem saber se é meio exagero. Ainda mais mães de primeira viagem...

Normalmente eu vejo recomendarem comer a comida da casa apenas com 1 ano. As vezes acho que tem muito zumzumzum, e a coisa é realmente mais simples do que parece!

Beijão!

1 de julho de 2007 às 21:45

 
Blogger Ana Kessler disse...

Cris, só um alertazinho em relação aos dentinhos, a minha filhota ana bia com três meses já tinha 4 dentinhos! Eu sei que é raro, mas não é tão incomum. No hospital em que ela nasceu, no mesmo dia nasceu um bebe com dente! Enfim, só pra você não descartar de todo a possibilidade de ser realmente dentinhos. beijãozão, e adorei ver o Daniel tb, da Isa, nos teus posts. Já falei pra ela montar um blog, mas parece que o zé não é muito a favor. Enfim, cada um, cada qual. Teus filhotes estão LINDOS!

12 de julho de 2007 às 00:54

 

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial

 
Free Web Counter
Website Hit Counters