As aventuras de Diana e Luca no Rio de Janeiro

terça-feira, 5 de junho de 2007

Sampa

Fomos pegar uma garoa em São Paulo, Lúcio e eu. Depois de uma semana tumultuada, em que a Diana ameaçou uma gripe mais chatinha, convocamos vovô, vovó e babá para cuidar da minitropa. Baixamos em Sampa por um motivo muito nobre: o casamento do meu amigo querido Marcelo com a paulistana linda Daniela.

O fim-de-semana de pais (felizes e saudosos) sem filhos começou na pizzaria Carcamano, no Itaim. Deliciosa. Entre uma fatia e outra, a máquina digital serviu para tirarmos fotos dos amigos cariocas e mostrarmos imagens dos pimpolhos. O amor estava mesmo esparramado (!) na mesa. A turma que viajou do Rio por causa do casório se conhece há quase 20 anos, tem dos sorrisos mais sinceros e rasgados de que se tem notícia. Tédio, não há. Um chopp-saideira num pub paulista e... cama! Coisa inédita: duas da manhã.

No sábado chuvoso, salão de beleza para que te quero... tirar as olheiras, acertar o cabelo alvoroçado com a umidade. Vestidos esvoaçantes e no joelho, frio de 15oC - e, meio-dia, lá estávamos no Cantaloup, palco da cerimônia rápida e honesta. O padre falou de namoro, de amor que não precisa ser eterno, mas verdadeiro, de convivência. Algumas lágrimas foram contidas ali.

Teve almoço bacana, mesa comprida, pista de dança cheia, música árabe (por causa da família da noiva), sobremesa de comer rezando e doces de dar dó na hora de comer, de tão desenhados. O bem-casado levíssimo foi parar na bolsa e viajou até o Rio como forma de agradecer minha mãe-formiguinha pela ajuda.

Depois de um casamento que durou até as 18h, Lúcio e eu fomos ao primeiro condomínio de São Paulo, um prédio histórico, visitar o André, filho da Graziela e do Thales. Mesmíssima idade da Diana, nascido em 16/11/06. Um fofo, simpático, que se apaixonou pelo carisma do Lúcio, como faz toda criança que cruza nosso caminho. :-) Rolou um jantar pra matar a saudade desses amigos pra vida toda, que fizemos em Nova York. O Spot é badalado no ponto, cheio de gente bacana, comida gostosa e uma caipirinha de frutas de tirar o fôlego.

De tirar o fôlego também é a quantidade de opção de lazer em SPO. Fiquei com vontade de ver o Goya, no MASP. De assistir a uma das 389 peças de teatro em cartaz. De conhecer as megalivrarias com seus cafés. De visitar a Benedito Calixto mais uma vez. De comer picanha e tomar chopp cremoso num dos 15.497 pés-sujos da cidade. Botequim, não conheci, mas posso me gabar por ter sido apresentada ao terraço do Hotel Unique, de onde se tem uma vista do Ibirapuera, das antenas da Paulista e de todo o resto da metrópole. Pena que começou a chover e a gente teve de abortar o vinho de boa-noite. (Haverá uma próxima vez, Grazi!)

Ufa. Já era domingo e a saudade apertou. Fomos mais cedo para o aeroporto. Mas de nada adiantou, já que os atrasos passaram a ser previsíveis para quem viaja de avião. Chegamos tarde ao Rio. Encontramos então duas - e não só uma - crianças adoentadas, mas de olhos brilhantes e pidões. Colo de pai e mãe é para sempre o melhor remédio.