As aventuras de Diana e Luca no Rio de Janeiro

quinta-feira, 20 de março de 2008

Quem só ouve o que quer...

Faz duas semanas que fomos chamados à escola pela orientadora. A reunião seria nesse dia 19. O Luca andava estranho, se isolando, procurando menos os amigos, se distanciando das atividades. Quando a luz amarela acendeu, incentivados pela Jô, naquele momento, começamos a fazer uma tabela em que o Luca seria avaliado no judô, na natação, na escola e em casa. Se obtivesse dez carinhas felizes, notas máximas, ganharia um brinde, como uma ida ao Mc Donalds. Passamos também a incentivar o Baby in loco, no tatame, na piscina.

- Vai, Luca, isso! Você é fera!

Fiquei com cara de mãe de filme americano, me sentindo muito esquisita e cafona. Mas o fato é que o esforço começou a dar resultado e a sensação é de que a reunião de ontem poderia perfeitamente ter sido descartada. Mas o Luca ainda precisa se interessar mais pelo que acontece na sala de aula, prestar mais atenção. Não pode funcionar apenas quando estiver sendo paparicado ou incentivado. Tem de encontrar reconhecimento nele mesmo, como acontece no mundo lá fora.

- Ele se cansa da tarefa muito rapidamente, se distrái, demora a focar - resumiu a professora que, além de críticas construtivas, fez diversos elogios ao Luca.

Para a Aline, o Baby é inteligente, faz perguntas que a fazem pensar e é muito sedutor/amoroso. Depois de uma hora de bate-papo, saí meio cabisbaixa, consciente de que ainda há muito o que melhorar em Baby Luca. O Lúcio, ao contrário, parecia aliviado, feliz, esperava reclamações mais profundas. Antes de ligar o motor da moto, ele virou-se para mim e disse:

- Você viu como a professora já está apaixonada pelo Luca? A orientadora, então, nem se fala...!

Ah, Lúcio, seu amor pelo Luca é muito puro e lindo. Mas, como disse o pai da Sirley (a empregada doméstica espancada por jovens da Barra da Tijuca), filho é pra vida toda, tem de dar atenção para sempre. Ou seja, ainda vamos freqüentar muita reunião de escola, muita academia e, de vez em quando, um Mc Donalds, que ninguém é de ferro.

Marcadores: , ,

3 Comentários:

Blogger Bel disse...

Cristiana, desculpa me meter assim... mas é que parece que eu vi esse filme... com o meu filhote há alguns anos atrás.
E há pouco tempo descobri que ele tem um distúrbio de Déficit de Atenção (DDA). Procure se informar sobre isso... quem sabe não é um caminho pra vc ajudar seu baby a viver melhor? Leia "Mentes Inquietas" de Ana Beatriz Silva. No meu blog trem um marcador DDA, também pode ajudar um pouco. Mais uma vez peço desculpas pela intromissão.. mas leio seu blog sempre e me encanto com seu jeito de ser mãe carinhosa e cuidados...

Um beijo, Bel

21 de março de 2008 às 00:25

 
Blogger Cristiana disse...

Olá, Bel! Obrgada pela mensagem carinhosa! É claro que já pensei na hipótese de DDA. Também já cogitei terapia. Mas tanto a orientadora quanto a professora disseram que a aprendizagem do Luca não está sendo comprometida. Ao contrário. Ele é rápido. Por enquanto, vamos apenas observar e esperar passar essa crise de ciúme da irmã - em que o Baby demanda atenção de todos os lados! Beijos, Cristiana.

21 de março de 2008 às 10:44

 
Anonymous Anônimo disse...

Ia comentar o mesmo que a Bel. DDA.
Descobri a poucos meses que tenho, e, ao mesmo tempo que tudo se encaixou, me deu muuuuita raiva de ter sido diagnosticado tão tarde. Ódio mesmo, principalmente da minha escola. Acabou com minha auto estima aos poucos, até não sobrar mais nada. E isso atrapalhou minha vida, lido com consequencias até hoje.
Sempre fui comportada (não sou do tipo hiperativo) e até a 2 serie minhas notas eram ótimas, mas depois disso eu ia de mal a pior. Acho que a partir da 3 já é mais "sério", mais competição.. não sei..

Talvez seja melhor mesmo esperar passar um pouco essa fase do ciume da Diana, mas fica de olho.. se isso demorar muito a passar, leva ele no médico só pra tirar a dúvida. Desculpa meeesmo me meter, acho que é por que tenho medo que outras crianças passem pelo que passei.

Beijos.

26 de março de 2008 às 01:26

 

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial

 
Free Web Counter
Website Hit Counters