As aventuras de Diana e Luca no Rio de Janeiro

terça-feira, 25 de novembro de 2008

Como em NY

O domingo me lembrou Nova York. Depois da canseira da Disney e por causa do fuso horario, acordamos tarde para um longo brunch em casa. Os melhores queijos, as baquetes mais deliciosas, o papo otimo de sempre.

Mas Pedrinho estava ansioso para mostrar o Museu de Historia Natural para o Luca, com destaque para a Grande Galeria da Evolução. Os bichos empalhados revelam um cuidado imenso, a forma respeitosa com a qual o conhecimento eh dividido com as criancas. Uma reprodução de Lucy, fossil de tres milhoes de anos encontrado na Etiopia em 1974 - "a mae de todos nohs", dizia o Pedro - e o elefante que trabalhou em circo quando vivo foram palcos de verdadeiras aulas do nosso anfitrião.

- Eu sei, dizia o Luca, para tudo.
- Mas, Luca, por que voce diz que sabe tudo: Nao sabe que aprender eh tão bom quanto saber: - respondia o Pedro aos 7 anos de idade.

O Museu, que tambem tem uma galeria enorme de esqueletos e fosseis de dinossauros e animais mais jovens (!), fica no Jardin des Plantes, ao lado da mesquita. Em uma enorme alameda de folhas amareladas pelo outono, nossas crianças brasileirinhas aproveitaram um carrossel de bichos, que parecia de cinema.

No almocinho na Brasserie Les Ondes, perto de casa, o Luca provou o escargots pelos quais o Pedro eh apaixonado. Não rolou. "Não gostei do alho, mamãe, eh forte!"

Jah passava de seis da tarde quando a Sönia topou o desafio de encarar duas explosições comigo no Grand Palais: "Emile Nolde" e "Picasso et les maïtres". Adorei ambas. Principalmente a do alemão Nolde, um expressionista que teve o sucesso em vida atrapalhado pelas guerras de seu paiis. Para se ter uma ideia da injustiça, Nolde morreu em 1956 e esta eh a primeira retrospectiva dele na França. Os quadros conseguem ir da melancolia aa exuberancia em um unico circuito.

Picasso dispensa apresentações, mas gostei de ver os estudos que ele fazia de quadros de seus mestres favoritos. Não entendo de arte, mas imagino que o espanhol tenha sido um dos pintores menos preguiçosos e mais ativos desse mundo.

Marcadores:

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial

 
Free Web Counter
Website Hit Counters