As aventuras de Diana e Luca no Rio de Janeiro

segunda-feira, 17 de maio de 2010

Dicas de Portugal

Estou muito em falta no blog. Desde que chegamos (no dia 02), Lúcio e eu estamos envolvidos com o trabalho e as provas do Luca. É, o moleque sem os dois dentes da frente tem tido que estudar. O reforço tem dado resultados: notas máximas dos dois últimos testes (ciências e português). Diana está cada vez mais independente e querida pelos amigos. Ontem fomos a uma festa da escola antiga: beijos e abraços, depois de quase seis meses sem ver a turma. Ufa, vou atualizar a vida, por aqui, aos poucos. Enquanto isso, dicas minhas de Lisboa e de um amigo brasileiro-quase-lisboeta de outros cantos de Portugal. Amo muito tudo isso.

LISBOA

El Corte Ingles

A imensa loja de departamentos: roupas, sapatos, cosméticos. Destaque para o andar gourmet: supermercado, loja de vinhos, delicatessen.

Louis Vuitton/Longchamp/Burberry

Uma fica coladinha na outra, perto do metrô Avenida.

Vista Alegre – loja das louças maravilhosasLargo do Chiado 20-21, Chiado (21 346 1401/ http://www.vistaalegre.pt/). Metrô Baixa-Chiado/bonde 28. Aberto 2ª a sáb., 10h-19h. Cc AmEx, DC, MC, V.É o fabricante de porcelanas mais conhecido de Portugal e conta com uma grande variedade de vasos de barro, pratos e tigelas. Isso inclui desenhos tradicionais, estilos orientais e clássicos modernos. O Centro Colombo abriga uma de muitas filiais, assim como a loja-irmã Casa Alegre (21 716 4479), com opções mais baratas e na moda.

Tom-Tom Shop Rua do Século 4A-E & 19, Bairro Alto (21 347 9733). Metrô Baixa-Chiado/bonde 28. Aberto 2ª a 6ª, 11h- 20h; sáb., 11h-19h. Cc AmEx, MC, V.Utensílios domésticos estilosos, equipamentos de cozinha de marcas e uma boa seleção de abajures, chaleiras, porta-retratos e maçanetas. Muitas opções de presentes baratos e bem humorados.

Café de São Bento – Eu amei muito, parece um Filé de Ouro! - O Café São Bento foi reaberto em 2006, mantendo a decoração tradicional com predominância das madeiras e bibelots antigos. O ambiente mantém-se intimista, fugindo ao conceito tradicional do restaurante pois identifica-se mais com um pub. Sempre que quiser jantar fora tarde, este restaurante é uma boa opção, onde a especialidade são os bifes.

Rua de São Bento 212Lisboa
21-395-2911
Horário de Funcionamento: Das 12.30 às 14.30 e das 19.00 às 2:00. (cozinha encerra à 1:30)
(Em frente à Assembleia da República: ambiente simpático, acolhedor, convidativo a uma refeição sem pressas.)
Dia(s) de Encerramento: Sábados (Almoços), Domingos (Almoços)

TEASE CUPCAKES – Um pedacinho de NY em Lisboa, ótimo para um docinho com café e/ou chá!

Tease BakeryRua do Norte 31-33
a 50 metros do Largo do Camões, Chiado
Horário de funcionamento: Segunda a Sábado, das 12hrs às 23hrs

BACO ALTO – Portinha ao lado do Tease, delicatessen e loja de vinhos (pequena variedade), também no Bairro Alto.

http://www.bacoalto.pt/

Bairro Alto Hotel – para um drinque estiloso, no terraço, com a vista mais maravilhosa de LisboaPraça Luís de Camões 2, Bairro Alto
(21 340 8222/http://www.bairroaltohotel.com/).
Metrô Baixa-Chiado.

FARTA BRUTUS – dizem que é o restaurante preferido do Saramago, Jorge Amado freqüentava, é beeeeeeeem simples, zero de frescura.

Travessa da Espera 20
Bairro Alto
Metro: Baixa-Chiado
Tel.: 21-342-6756
Dia(s) de Encerramento: Domingos
Especialidades: Peixe: Arroz de marisco à Poveira; Pataniscas de bacalhau com arroz de grelos; Crepe de santola no forno; Filetes de polvo. Carne: Rojões à Lisbonense; Arroz de pato; Pernas de galo com vinho tinto; Iscas com elas; Língua de javali no tacho. Doces: Leite Creme (fan-tás-ti-co); Arroz doce; Papos de Anjo; Creme de ovos.
Formas de pagamento: Cartões Crédito
Horário de Encerramento: 22:30
Necessidade de reserva: Aconselhável.

Restaurante Casanova – pizza maravilhosa, ambiente moderninho e retrô ao mesmo tempo, bom para as crianças, na beira do rio. Quando fomos, estava vazio, mas tem dia que lota.
Av. Infante D. Henrique - Cais da Pedra
Armazém 7 Loja B
21 887 75 32 ou 21 887 75 34
Horário: Aberto todos os dias das 12:30h às 01:30h (horário contínuo) Lotação: 110 lugares sentados Preço Médio da Refeição: 15.00€ - Ar Condicionado - Não Aceita Reservas - Multibanco/ Visa/America Express/ Mastercard/ Cheque e Numerário

Eleven – o único estrela Michelin de Lisboa, bem chique, no alto do Parque Eduardo VII, com uma vista linda de Lisboa.

http://www.restauranteleven.com/

Antiga Confeitaria de Belém - Rua de Belém 84-92 (21 363 7423). Trem Cais do Sodré-Belém/bonde 15. Aberto diariamente, 8h-23h. Cc MC, V.

É um verdadeiro crime viajar a Portugal sem passar por esta confeitaria para provar os famosos pastéis de Belém – doces quentes e cremosos, feitos a partir de uma receita secreta. Apenas três padeiros sabem a receita original e até grandes nomes como Jamie Oliver falharam ao tentar reproduzir seu gosto e textura exclusivos. Em um dia comum, uma média de 10 mil pastéis são vendidos; nos finais de semana, o número sobe para mais de 20 mil. Outros levam meia dúzia em embalagens especiais. Os azulejos das paredes mostram Belém no início do século 17.

Restaurante Sr. Fado – lugar muito, muito, simples, vazio, recomendado pelo repórter Pedro Bassan, para quem quer ouvir um fado local, de não-turista.
Rua dos Remédios 176 • Alfama
Telefone: 00351 218 874 298 • Email: restaurante.sr.fado@hotmail.com

Não deixem de ir ao http://www.oceanario.pt/.

E visitem o Museu Berardo, de arte contemporânea, que fica dentro do Centro Cultural Belém, em frente ao Mosteiro dos Jerônimos.

Dica de um amigo que mora em Lisboa. Restaurante A TRAVESSA, que funciona num antigo convento. Não cheguei a conhecer.

A casa de Fado na região do Rua das Janelas Verdes é a CASA DA MARIQUINHAS. É bom saber antes quem é o artista da noite, porque o nível da programação oscila muito. Se o ZÉ PRACANA estiver lá, é imperdível, vale qualquer sacrifício. Ele é um dos melhores guitarristas de fado de todos os tempos. Também não conheci.


COIMBRA

O restaurante da QUINTA DAS LÁGRIMAS está em todos os guias, merecidamente.

Mas a dica verdadeiramente portuguesa é a cidadezinha de MEALHADA, famosa por seus Leitões à Pururuca, a uns 30 km de Coimbra.

O mais famoso é o PEDRO DOS LEITÕES. É um lugar bem simples, inesquecível.

ÉVORA

O restaurante é o FIALHO, também em todos os guias. É preciso reservar, eles esperam cada cliente com a mesa de entradas já posta, uma beleza.

Uma vinícola interessante nas proximidades é a HERDADE DO ESPORÃO

A Fundação Eugênio de Almeida também é lá perto, faz o famoso Pera Manca.

VALE DO DOURO

É a região mais bonita de Portugal, um dos lugares mais lindos do mundo. O fim de maio/começo de junho é a época mais bonita para visitar a região.

A melhor cidade para servir de base é PINHÃO. O hotel é o VINTAGE, na entrada da cidade, à beira do rio Douro, ao lado da estação de trem.

Ali há várias vinícolas interessantes. A que eu mais recomendo é a QUINTA DO VALLADO. Ela é do Francisco Olazabal, um dos chamados Douro Boys, 5 herdeiros de vinícolas que estão renovando e melhorando o vinho do Douro. Essa Quinta fica na cidade de PESO DA RÉGUA, que é a maiorzinha da região, uns 30 km antes de Pinhão.

"Na Régua", como eles dizem, outra visita imperdível é o restaurante CASTAS E PRATOS. Fica num galpão reformado da estação de trem. Fizeram uma recuperação arquitetônica magnífica. A comida não é excelente, mas é boa. O melhor do lugar é a loja de vinhos. No Douro é difícil achar um lugar que ofereça um leque completo dos vinhos da região, as lojas normalmente estão ligadas a uma ou a um grupo de vinícolas. Na loja do Castas e Pratos, no entanto, é possível encontrar de tudo e com uma boa orientação do sommelier do restaurante.

Marcadores:

3 Comentários:

Blogger Jaqueline Coimbra disse...

Cris,

Ótimas dicas, mas só uma correção: O shopping que fica perto do Oceanário é o Vasco da Gama. O Colombo fica na 2ª Circular em frente ao Estádio da Luz (Benfica)

Que sorte a sua, ter encontrado a Casanova vazia. Sempre que eu vou, está lotada. Outra dica para uma pizza saborosa é a Capricciosa. A minha preferida é a que fica na praia de Carcavelos. O ambiente é maravilhoso e a vista impecável.

Adivinha onde eu jantei na 6ªF. No Pedro dos Leitões. Delícia!!!

Bjs de uma leitora assídua, mas que só "te" lê pelo bloglines, por isso nunca comento.

18 de maio de 2010 às 06:38

 
Blogger Jaqueline Coimbra disse...

Ah! Esqueci de perguntar: o Luca estuda numa escola internacional, certo?

As matérias são dadas em português ou alemão?

Desculpa, a pergunta, mas no próximo ano letivo a minha filhota (4a) vai passar a frequentar uma escola inglesa e estou sofrendo antecipadamente com a adaptação dela.

Bjs

18 de maio de 2010 às 06:41

 
Blogger Cristiana disse...

É verdade! Eu nem fui ao Colombo!!!

18 de maio de 2010 às 12:49

 

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial

 
Free Web Counter
Website Hit Counters