As aventuras de Diana e Luca no Rio de Janeiro

terça-feira, 27 de abril de 2010

Dia 10 ::: Capadócia-Lisboa

Acordar às 3h45 não é fácil, muito menos nas férias. Pois Lúcio e eu deixamos o http://www.museum-hotel.com/ às 4h, rumo a Kayseri, maior cidade da região (cerca de um milhão de moradores). Uma hora de carro até o aeroporto. E bilhetes Capadócia-Istambul-Lisboa em ordem, assim como a conexão feita mais tarde. Chegamos à capital portuguesa às 13h20 pelo horário local, 15h20 pelo horário da Turquia. Estávamos exaustos e confesso que ficamos meio desconfiados com a localização do http://www.casadobairro.pt/, bed&breakfast que descobri sozinha pela internet e no qual apostei para uma experiência verdadeiramente lisboeta. O bairro de Santa Catarina é, digamos, longe dos roteiros turísticos, mas em uma primeira volta a gente se apaixona perdidamente pelo lugar. Além disso, a pousada é de um bom gosto e um silêncio fora do comum. Resultado da reforma de um ano e meio de uma antiga casa, no Beco do Caldeira. Como só funciona há um ano, os quartos e a sala ainda têm cheirinho de novos. Depois de um bom banho, Lúcio e eu partimos para o Bairro Alto a pé. Que maravilha. O cansaço da viagem foi vencido pela curiosidade. São dezenas de prédios de azulejos, coloridos, mulheres nas janelas a pendurar suas roupas, crianças voltando da escola, vida real em nível máximo. Muitas lojas moderninhas (a Tom Tom Shop, de se perder lá dentro para comprar presente e coisas nada úteis) e antiquários (especialmente na Rua de São Bento, em frente ao Parlamento). Só a fome fez a gente parar, no excepcional Café de São Bento, no número 212 da Rua de São Bento. Ao tocar a campainha, a gente não imaginava um restaurante em estilo pub inglês, todo em vermelho, garçons simpatíssimos e um bife ao molho da casa de tirar o fôlego. A entrada também foi ótima: queijo da Serra da Estrela, com todas as credenciais possíveis: da marca São Gião. A cerveja Sagres completou a comanda com dignidade. E o sono de dez horas até a quarta-feira foi gostooooso...!